IX Europeu de futebol, 1992, Suécia: título para a Dinamarca

uefa 92

O Europeu de 1992 realizou-se na Suécia e teve um vencedor surpreendente a Dinamarca. Não estava sequer apurada. Foi repescada em virtude da guerra da Jugoslávia que levou à suspensão deste país. Assim, os dinamarqueses viveram um verdadeiro conto de fadas! O formato de disputa foi igual ao Europeu anterior.

A Dinamarca nem começou bem o Europeu com um empate e derrota, nos primeiros dois jogos da fase de grupos. A vitória frente à França na última jornada apurou-a para as meias-finais. Aí, frente ao detentor do troféu, a Holanda, tudo ficou decidido nas grandes penalidades, após um empate a dois. Na final surpreendeu a favorita Alemanha, com uma vitória por dois a zero, festejando um título totalmente improvável, já que, foram repescados. A primeira grande surpresa da história deste evento.

O país organizador a Suécia teve aqui também a sua melhor prestação de sempre, atingindo as meias-finais, resultado que nunca mais igualou ou tinha igualado. Nessa fase, soçobrou frente à Alemanha, por 3-2.

Portugal não se apurou novamente, mas, também, foi a última vez que tal se verificou. Depois, competimos em todos. Neste evento, a derrota na Grécia por 3-2, após uma vantagem de 2-1,foi decisiva, pois, assim ficámos em segundo lugar atrás dos então campeões, os holandeses, a dois pontos.

ÉPOCA   FASE ATINGIDA ADVERSÁRIO RESULTADO
         
Suécia 1992:      
Dinamarca      
    1ªfase, Grupo A Inglaterra 0-0
      Suécia 0-1
      França 2-1
    Meias-finais Holanda 2-2/5-4 g.p.
    FINAL Alemanha 2-0
         
 Onze principal: Schmeichel; Sivebaek (Christiansen), K.Nielsen, L.Olsen e Christofte; J.Jensen, Povlsen, Brian Ladrup e Piechnik; Vilfort e H.Larsen,
         
Marcha do marcador: 1-0, por Jensen (18m); 2-0, por Vilfort (78m)
         
* jogos no recinto adversário; +campo neutro;

 

Deixe um comentário

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑