XII Europeu de Futebol, 2004, Portugal: vitória da Grécia

uefa 95

 

Portugal 2004:      
Grécia      
    1ªfase, Grupo A Portugal 2-1
      Espanha 1-1
      Rússia 1-2
    Quartos-de-final França 1-0
    Meias-finais República Checa 1-0 a.p.
    FINAL Portugal 1-0
         
 Onze principal: Nikopolidis; Seitaridis, Kapsis, Dellas e Fyssas; Giannakopoulos (Venetidis), Zagorakis, Basinas e Katsouranis; Vryzas (Papadopoulos) e Charisteas
         
Marcha do marcador: 1-0, por Charisteas (57m)
         
* jogos no recinto adversário; +campo neutro;

O Europeu de 2004 realizou-se em Portugal. Terminou com uma das maiores surpresas da história deste torneio: a Grécia sagrou-se campeã europeia, derrotando na final a seleção da casa, Portugal.

Uma vitória no primeiro jogo frente à equipa da casa e de seguida um empate frente à Espanha colocou os gregos em excelente posição para se qualificarem. Tiveram sorte no último jogo, pois, a derrota frente à Rússia deixou-os em má posição, contudo, passaram para os quartos porque tinham mais um golo marcado que a Espanha, com igual diferença de golos.

A partir daí, venceram todos os jogos por um zero: nos quartos contra a França; nas meias, após prolongamento frente à República Checa e na final, de canto, festejaram o título. A Grécia, assim, sagrou-se campeã, numa das maiores sensações da história dos europeus. Provando que nem sempre os favoritos triunfam.

Portugal, país anfitrião, começou mal, derrotado pela Grécia, depois, duas vitórias frente à Rússia e Espanha, qualificaram os lusitanos para os quartos, aí, num jogo dramático contra a Inglaterra, decidido nas grandes penalidades, com o guarda-redes Ricardo a ser o herói, defendendo e marcando logo a seguir o da vitória. Nas meias-finais, triunfo diante a Holanda, apurando Portugal pela primeira vez para a final de uma grande prova.Na final, desilusão, vitória dos gregos.

 

 

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑