A primeira de Portugal no Europeu de futebol: 1984, França, meias-finais

fpf 24

 

Não participávamos na fase final de uma grande prova desde o Mundial 1966, na Inglaterra. Aliás, era, então, a nossa única presença em eventos desse tipo. Aí, ficámos em terceiro lugar. Desde aí, só falhanços nas fases de apuramento. Chegávamos ao sorteio dessa etapa, para o Europeu de 1984, na França, com muito pouca razão de otimismo. O sorteio designou-nos a Finlândia, a União Soviética, que tinha chegado aos quartos no Mundial de 1982 e, sobretudo, a Polónia, aí terceira classificada. Contra todas as previsões, não só nos qualificámos, como atingimos as meias-finais, perdendo no último minuto do prolongamento com a França. Uma participação épica!

O jogo de desempate para o bronze, até então característicos de todas as provas deste tipo, foi suprimido dos Europeus, a última vez foi realizado no Itália 1980. A partir do Europeu de 1984 até agora nunca mais se disputou. Daí dizer-se meias-finais e não terceiro ou quarto, se bem, que equivale, a ambas equipas derrotadas nessa fase, o terceiro degrau.

Na fase de qualificação, seis jogos, cinco vitórias e uma derrota e estávamos apurados! Estávamos apurados apesar da derrota por 5-0, em Moscovo. Mas, isso foi, felizmente o único encontro em que perdemos pontos. De resto, só vitórias! Importantes, sobretudo as duas com a Polónia, que teve um desempenho fraco, especialmente quem tinha acabado de terminar no terceiro lugar do Mundial. E, também, aquela, com o antigo Estádio Luz a abarrotar no último jogo, contra os russos, com um golo de grande penalidade, marcada por Jordão.

Estávamos em França! O que faríamos neste Europeu de 1984? Que ambições? Que hipóteses? Onde chegaríamos? Novamente emparelhados com a Espanha, a RFA e a Roménia. Nada fácil. Dois empates com os então campeões europeus, os alemães e com a Espanha e uma vitória, conseguida a sete minutos do fim, com um golo de Nené, apurou-nos para as meias-finais. Aí, levámos o jogo para prolongamento, mas apesar de termos estado em vantagem no prolongamento, dois golos nos últimos minutos deste, afastou-nos da final. Mas, para primeira presença, um terceiro lugar não ficava mal!

1984/França:        
Portugal      
         
    Fase de apuramento

Grupo 2

Finlândia 2-0*
      Polónia 2-1
      URSS 0-5*
      Finlândia 5-0
      Polónia 1-0*
      URSS 1-0
         
Fase Final/ França:   1ªfase

Grupo 2

RFA 0-0
      Espanha 1-1
      Roménia 1-0
    Meias-finais França 2-3 a.p.
         
*jogos no estádio do adversário; +campo neutro

 

 

 

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Arquivos

  • Julho 2016
    M T W T F S S
    « Jun   Ago »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031