Primeiro título do FC Porto no basquetebol: 1951-52

fiba 2

1951-52, Basquetebol J V D SETS P
1-FC Porto 4 3 1 185-147 7
2-Benfica 4 3 1 204-171 7
3-Algés 4 0 4 157-228 4
       

Este ano, 2015-16, o FC Porto venceu o seu 12º título de basquetebol. O seu primeiro foi em 1951-52. Não havia play-offs, jogava-se com dois períodos de vinte minutos e usava-se os campeonatos regionais como forma de apuramento para os campeonatos nacionais. Corria-se o risco, caso não conseguissem o apuramento nos regionais, de o campeão nacional não defender o seu título no ano seguinte; ou, o último de um ano se qualificar para a próxima época via campeonatos regionais.

Para esta temporada, 1951-52, apuravam-se quatro equipas: duas do Grupo Norte e duas do Grupo Sul. Um dos apurados, a Académica, desistiu a meio do campeonato, pois, os seus jogadores, que eram estudantes universitários, não conseguiram adiar os seus exames. Assim tivemos um mini-campeonato com três equipas: o FC Porto, do Norte, e o Benfica e Algés, do Sul.

O Algés terminou em terceiro lugar, perdendo os quatro jogos. O FC Porto e o Benfica terminaram empatados com três vitórias e uma derrota. Nesta temporada o desempate fazia-se por confrontos diretos, neste caso, somou-se um triunfo para cada lado, sendo que o FC Porto teve melhor diferença de pontos, sagrou-se assim, pela primeira vez, campeão nacional de basquetebol.

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: