V Europeu de Futebol, 1976, Jugoslávia: título para os checos

uefa 88

ourt

Foi o primeiro evento a ser organizado por um país do leste europeu, em 1976, na Jugoslávia. Curiosamente, foi vencido por um outro estado que já não existe: a Checoslováquia. Vitória essa conseguida nas grandes penalidades, com o célebre e decisivo a ser marcado por Panenka, jogador checo, por algo que para sempre ficou designado como um penalti à Panenka.

O formato da competição era igual às duas edições anteriores. Pela primeira vez, a URSS não participou, perdendo nos quartos, ainda antes da fase final, só disputada por quatro países, frente aos eventuais campeões, os checos. Nas meias-finais, a Jugoslávia desperdiçou uma vantagem de dois golos frente à RFA, cedeu no prolongamento, com um hat-trick de outro Muller, Dieter. A outra meia foi decidida também no tempo extra, com alguma surpresa, os checos venceram a Holanda por 3-1.

Na final mais drama. A Checoslováquia esteve a vencer por 2-0 frente aos alemães, depois, no último minuto os germânicos restabeleceram a igualdade. O prolongamento não desfez o empate. Nas grandes penalidades todos marcaram até Houness chutar por cima da barra e após, num momento de inspiração, aconteceu um facto que ficou conhecido na história do futebol, como penalti à Panenka. Limitou-se a picar a bola, chutando para o meio da baliza e o guarda-redes não esperando isto, lançou-se para o seu lado esquerdo e a bola entrou lentamente no meio da baliza. E assim, os checos festejaram. Pouco depois fariam história pelas piores razões: foram o primeiro campeão europeu a falhar a qualificação para o Mundial seguinte, ou seja, não viajaram para o Argentina 1978.

Portugal calhou na fase de apuramento num grupo difícil, com a Checoslováquia e a Inglaterra, apenas cedeu uma derrota, pesada, perante os checos por 5-0. Mas três empates, dois com os ingleses e um, em casa, com os futuros campeões, deixou-os de fora. As duas vitórias com o Chipre foram quase só cumprir calendário.

ÉPOCA   FASE ATINGIDA ADVERSÁRIO RESULTADO
         
Jugoslávia 1976:      
Checoslováquia      
    Quartos-de-final URSS 2-0/2-2*
    Jugoslávia, Final Four:    
    Meias-finais Holanda 3-1 a.p.
    FINAL RFA 2-2/5-3 g.p.
         
 Onze principal: Viktor; Pivarník, Ondrus, Capkovic e Gögh; Dobiás (Vesely), Móder e Panenka; Masny, Svehlík (Jurkemik) e Nehoda
         
Marcha do marcador: 1-0, por Svehlík (8m); 2-0, por Dobiás (25m); 2-1, por D.Müller (28m); 2-2, por Hölzenbein (89m)
Grandes penalidades: 1-0, por Masny; 1-1, por Bonhof; 2-1, por Nehoda; 2-2, por Flohe; 3-2, por Ondrus; 3-3, por Bongarts; 4-3, por, Jurkemik; U.Hoeness chuta por cima; 5-3, por Panenka
         
* jogos no recinto adversário; +campo neutro;

 

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Arquivos

  • Abril 2016
    M T W T F S S
    « Mar   Maio »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    252627282930