III Europeu de futebol, 1968, Itália: triunfo italiano

uefa 86

 

O Europeu de 1968 realizou-se na Itália e acabou com um triunfo da equipa anfitriã. Na final, foi preciso a realização de uma finalíssima, já que, o primeiro jogo acabou empatado a um. Nesse, os transalpinos venceram a Jugoslávia por 2-0.

Este Euro teve um formato diferente referente à forma de apuramento: em vez de sucessivas eliminatórias até se chegar às meias-finais, passou-se a disputar, no início com oito grupos, onde os primeiros de cada se qualificavam para uns quartos-de-final, com encontros a duas mãos, de onde sairiam os quatro apurados; desse quarteto um seria escolhido como país organizador.

Desta forma chegamos à final four. Enquanto, a Jugoslávia venceu a sua meia-final de forma normal, por assim dizer, na outra meia, a Itália empatou com a União Soviética (terceira presença consecutiva nas meias-finais) e como o prolongamento não os separou, foi preciso recorrer à última forma de desempate daqueles tempos e como não eram usados os pontapés da marca de grande penalidade, ou seja, foi por moeda ao ar, na cabine do árbitro que tudo se decidiu e aí a sorte sorriu aos italianos, qualificados assim para a final.

Na final também houve drama: os italianos precisaram de um golo tardio para levar o jogo para outro jogo, a chamada finalíssima. Todavia, nessa, a Itália não se fez rogada e venceu por 2-0 conquistando o até agora único título neste evento. De referir, a Inglaterra ficou em terceiro, resultado só igualado no Europeu de 1996 que organizou. Tal como, nos Mundiais, onde os melhores resultados foram em 1966, campeão em casa; e um quarto lugar, no Itália 1990, os ingleses só têm sorte nestes países, nas duas provas mais importantes do futebol a nível de seleções.

Portugal ficou na fase preliminar, apesar de ter vindo de um terceiro lugar no Mundial de 1966, na Inglaterra, terminando em segundo no seu grupo de qualificação, atrás da Bulgária que seria eliminada, nos quartos, pelo futuro campeão, a Itália.

 

ÉPOCA   FASE ATINGIDA ADVERSÁRIO RESULTADO
         
Itália 1968:      
Itália      
    Quartos-de-final Bulgária 2-3*/2-0
    Itália, Final Four:    
    Meias-finais URSS 0-0 apurada por moeda ao ar
    FINAL Jugoslávia 1-1/2-0
         
 Onze principal: Zoff; Burgnich, Facchetti, Salvadore e Guarneri; Rosato, Domenghini, Mazzola e De Sisti; Riva e Anastasi
         
Marcha do marcador: 1-0, por Riva (11m); 2-0, por Anastasi (32m)
         
* jogos no recinto adversário; +campo neutro;

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Arquivos

  • Março 2016
    M T W T F S S
    « Fev   Abr »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031