1966, Inglaterra, Mundial de futebol: título inglês

ÉPOCA FASE ATINGIDA ADVERSÁRIO RESULTADO
Inglaterra:
Mundial-1966, Inglaterra
  1ªfase (Grupo 1) Uruguai 0-0
  México 2-0
França 2-0
Quartos-de-final Argentina 1-0
Meias-finais PORTUGAL 2-1
FINAL RFA 4-2 a.p.
 Onze principal: Banks; Cohen, J.Charlton, Moore e Wilson; Stiles, B.Charlton, Peters e Ball; Hunt e Hurst
Marcha do marcador: 0-1, por Haller (12m); 1-1, por Hurst (18m); 2-1, por Peters (78m); 2-2, por Weber (90m); 3-2, por Hurst (101m); 4-2, por Hurst (120m)
* jogos no recinto adversário; +campo neutro

 

fifa 11

Depois de vários anos, melhor décadas, a tentar, os ingleses finalmente receberam o direito de organizar o Mundial de futebol, neste caso, em 1966. O futebol regressaria aonde teve o seu início. O futebol moderno nasceu nas ilhas britânicas e lá seria disputado o segundo da década de 60. Com muita polémica à mistura, os ingleses sagraram-se campeões mundial, pela única vez no seu historial. Portugal qualificou-se pela primeira vez, acabaria em terceiro lugar e Eusébio brilhou a grande altura.

Uma seleção que era muito consistente defensivamente, concedeu apenas três golos em todo o torneio, só sofrendo o primeiro nas meias-finais frente a Portugal, de resto, até a esta fase da prova não viram as suas redes violadas. O primeiro momento de celeuma deu-se no jogo dos quartos-de-final, entre a Inglaterra e a Argentina, onde o capitão argentino foi expulso. Recorde-se que naquela altura não havia cartões, só se podia ser expulso se o árbitro assim entendesse. Os argentinos muito protestaram este facto, já que, quando isto aconteceu o resultado estava zero a zero. Perto do fim a Inglaterra marcou um golo e qualificou-se para as meias-finais.

Nas meias-finas mais algo estranho: a organização mudou o sítio do jogo frente a Portugal, passando-o para Wembley, quando estava previsto para outro local. Algo, agora, impossível de acontecer. Na final, no prolongamento, o terceiro golo da Inglaterra, a bola bate na barra e na linha, provavelmente não entrou, mesmo assim, o árbitro assistente validou o golo. Mais outro golo, perto do fim do tempo extra, e assim festejaram o título. Outra curiosidade, Hurst fez um hat-trick na final, feito até agora inédito, mais ninguém o repetiu.

Portugal vinha para esta prova com baixas expectativas. Apesar de na fase de qualificação ter deixado para trás o vice-campeão de 1962, a Checoslováquia, tinha calhado num grupo difícil com os então campeões do mundo, Brasil, invencível em mundiais desde a derrota frente à Hungria, no Mundial de 1954, na Suíça, nos quartos-de-final; além deste, tinha a Bulgária, sem grande nome, mas tinha-nos afastado do Europeu de 1964; e ainda a forte seleção da Hungria, campeã olímpica e terceira no Euro de 1964 (atualmente bem longe destas façanhas).

Vencemos a Hungria, por 3-1. Vencemos a Bulgária por 3-0 e, entretanto, a Hungria fez o mesmo ao Brasil, repetindo o resultado do Suíça-54. No último jogo, triunfo sobre o Brasil, 3-1, e os canarinhos eliminados na fase de grupos. Algo que não ocorreu mais. Nos quartos-de-final os aparentemente dóceis norte coreanos deram que fazer. Aos 23 minutos perdíamos por 3-0, depois Eusébio, no seu melhor jogo por Portugal, marcou quatro e José Augusto um, o 5-3, e assim se qualificou. Nas meias-finais, dois golos de Bobby Charlton acabaram com o sonho. No play-off para o terceiro lugar, triunfo frente à URSS de Yashin, com um golo de Torres perto do fim. E assim, medalha de bronze, ainda hoje, o nosso melhor registo (na Alemanha-06 chegámos às meias-finais, mas ficámos em quarto, pois perdemos o play-off para a Alemanha). Eusébio foi a grande estrela do Mundial, sagrando-se melhor marcador com nove golos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: