Boavistão pela quinta vez na Taça Portugal: vitória na taça em 1996-97

fpf 13

 

 

 

ÉPOCA   FASE ATINGIDA ADVERSÁRIO RESULTADO
         
Boavista:      
1996-97, Taça Portugal      
    4ªeliminatória Estrela Vendas Novas 6-0
    5ªeliminatória Oriental 4-0
    Oitavos-de-final Infesta 2-0
    Quartos-de-final Estoril 1-0*
    Meias-finais Sporting 3-2 a.p.
    FINAL Benfica 3-2
         
Onze principal: Ricardo; Paulo Sousa, Litos, Isaías e Mário Silva; Tavares, Rui Bento e Hélder; Sanchez (Jimmy), Simic (Jorge Couto) e Nuno Gomes (Tulipa)
         
Marcha do marcador: 1-0, por Sanchez (7m); 2-0, por Nuno Gomes (28m); 2-1, por Calado (35m); 3-1, por Sanchez (58m, gp); 3-2, por Paulo Sousa (60m, pb)
 
         
* jogos no recinto adversário; +campo neutro

 

1996-97 marcou a última presença do Boavista na final da Taça de Portugal. Foi a sua sexta final. E foi a sua quinta vitória. O adversário? Benfica, terceiro classificado nessa época; o Boavista, terminou em sétimo lugar. Os portuenses marcaram 62 golos nessa temporada no campeonato; é ainda o seu terceiro melhor registo na sua história no escalão máximo do futebol português, só batido pelos 65 de 1975-76 e 63 de 2000-01, ano do título.

Esta final foi a terceira entre o Boavista e o Benfica, e pela segunda vez, o Boavistão triunfou. Isso significa que os boavisteiros têm vantagem sobre as águias em finais desta prova, feito inédito até 2012-13, pois, aí, o Vitória Guimarães bateu os encarnados, ficando com vantagem também em jogos desta estirpe, com uma pequena diferença: os axadrezados disputaram três finais com o Benfica, os vimaranenses só uma,mas, não deixa de ser uma vantagem.

Um percurso fácil  pela equipa orientada por Mário Reis até à meia-final, eliminando equipas de escalões secundários. Nas meias, uma vitória sobre o Sporting no último minuto do prolongamento, isto é, muito drama. Na final, triunfo num jogo emocionante frente ao Benfica, com o desfecho 3-2. Seria a última conquista do Boavista! E, presentemente, será difícil igualar tal desiderato! Contudo, tudo é possível e ninguém paga imposto por sonhar!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: