V Mundial de futebol,1954, Suíça: surpreendente vitória da RFA

Uma competição que ficou na história como a que melhor média de golos por jogo teve. Vimos, também, a partida com mais golos da história desta competição, nos quartos-de-final, onde a Áustria venceu o país anfitrião, Suíça, por 7-5!

O país estava dividido em dois depois da II Guerra Mundial provocada por estes. Uma parte da Alemanha, a maior e ocidental ficou para o lado ocidental do que se designou como Guerra Fria, ficando com o epíteto de República Federal da Alemanha. A parte oriental, ao lado dos soviéticos chamou-se RDA ou República Democrática da Alemanha. Só anos 90 é que as duas fações se uniram. Coisa que a Coreia ainda espera.

 

Passando os comentários políticos, esta seleção da Alemanha Ocidental ninguém a apontava como candidata ao título, ainda porque, perdeu na primeira fase por 8-3 com os grandes candidatos ao triunfo os húngaros. No entanto esta parece ter sido uma “boa derrota”, pois permitiu-lhes um sorteio mais acessível que eles aproveitaram eliminando a Jugoslávia nos quartos-de-final e a Áustria nas meias. A Hungria apanhou só o Brasil nos quartos e o detentor do título, que ainda não tinha perdido nenhum jogo neste evento, o Uruguai. Na final, os magiares rapidamente ganharam dois golos de vantagem, mas, rapidamente esses foram anulados, até ao golpe final dos germânicos que marcaram um terceiro perto do fim, sagrando-se campeões do mundo pela primeira vez- De realçar os terceiro lugar da Áustria, sua melhor prestação de sempre. O quarto lugar do Uruguai, também é de salientar porque até hoje ainda não fizeram melhor que isto, apenas, igualado em 1970 e 2010. O Uruguai é a única seleção que ficou mais que uma vez em quarto lugar; três vezes, três vezes derrotado no jogo de atribuição d0 último lugar do pódio.

 

ÉPOCA   FASE ATINGIDA ADVERSÁRIO RESULTADO
         
RFA:      
1954, Mundial/Suíça      
    1ªfase (Grupo 2) Turquia 4-1
      Hungria 3-8
    Play-off 2ºlugar Turquia 7-2
    Quartos-de-final Jugoslávia 2-0
    Meias-finais Áustria 6-1
    FINAL Hungria 3-2
         
Onze principal: Turek; Posipal, Kohlmeyer e Eckel; Liebrich e Mai; Rahn, Morlock, O.Walter, Fritz Walter e Schäfer
         
Marcha do marcador: 0-1, por Puskas (6m); 0-2, por Czibor (9m); 1-2, por Morlock (11m); 2-2, por Rahn (18m); 3-2, por Rahn (84m).
 
         
* jogos no recinto adversário; +campo neutro

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Arquivos

  • Outubro 2012
    M T W T F S S
    « Set   Nov »
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    293031