Um vencedor improvável

Em 1980-81, na Taça das Taças, competição já extinta pela UEFA, aconteceu uma final capaz de levantar muitas questões, isto é, entre uma equipa da então URSS e uma da RDA! Politicamente deve ter sido um problema! O que a propaganda destes dois estados deve ter gasto com este confronto!

Curiosamente, a equipa representante da URSS não era da Rússia mas sim da Geórgia, então, parte integrante do império soviético. Um mal que perseguiu os russos durante este tempo, isto é, só no século XXI, muito depois da União Soviética ter acabado é que equipas russas, potência colonizadora na altura, venceram competições europeias, mais concretamente duas Taças UEFA, agora Liga Europa: 2004-05, CSKA Moscovo e 2007-08, Zenit.

Durante o jugo da URSS, os vencedores nas competições da UEFA, isto é futebol, pois noutras modalidades não se passou o mesmo, foram de dois países colonizados a Ucrânia é Geórgia, ou seja, Dínamo Kiev, por duas vezes e Dínamo Tbilisi, uma, todos na Taça das Taças.

Portanto, nesta final de 1980-81, o Dínamo Tbilisi alcançou uma vitória agora altamente improvável de acontecer, pois, a independência da Geórgia não ajudou a que este clube continuasse a ter equipas capazes de oferecer luta aos mais poderosos da Europa, ficando muitas vezes pelas pré-eliminatórias. Enquanto, parte integrante do campeonato da URSS, participou em todas as edições até à independência da Geórgia, conseguindo ser campeão por duas vezes e ser geralmente um candidato ao título. Depois do fim da URSS, tem dominado o campeonato georgiano, mas terá que evoluir muito até pensar em alcançar o mesmo feito de 1980-81, isto é, vencer uma competição europeia. No entanto, o seu nome nunca será apagado da história das competições da UEFA, pois já venceu uma! Mais? Em futebol tudo é possível, mas, salvo uma grande surpresa, nos próximos anos dificilmente chegará perto de tal conquista, mas, no futebol, nunca se sabe e sonhar não paga impostos!

ÉPOCA FASE ATINGIDA ADVERSÁRIO RESULTADO
Dínamo Tbilisi:
1980-81 1ªeliminatória Kastoria (Gre) 0-0*/2-0
  Oitavos-de-final Wateford (Irl) 1-0*/4-0
Quartos-de-final West Ham (Ing) 4-1*/0-1
Meias-finais Feyenoord (Hol) 3-0/0-2*
FINAL Carl Zeiss Jena (RDA) 2-1
Onze vencedor: Gabelia; Kostava, Chivadze, Khisanishvili e Tavadze; Svanadze (Kakilashvili), Sulakvelidze e Daraselia; Gutsayev, Kipiani e Shengelia
Marcha do marcador: 0-1, por Hoppe (63m); 1-1, por Gutsayev (67m); 2-1, por Daraselia (86m)

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Arquivos

  • Junho 2010
    M T W T F S S
    « Maio   Jul »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930